sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Visões de anjos relatadas na Bíblia seriam apenas sonhos, segundo pesquisadores


Uma pesquisa realizada pelo “Centro de Experiência Extra-Corporal” (Out-Of-Body Experience Research Center) de Los Angeles, com trinta voluntários, conseguiu provocar sonhos lúcidos em metade dos voluntários.
Com base nessa experiência, os pesquisadores afirmaram que os encontros e visões com anjos, relatados na Bíblia, eram na verdade, sonhos em estado de lucidez. O jornal MSNBC publicou o relatório da pesquisa que afirma que essas experiências são artificiais: “produtos espontâneos de sonhos lúcidos”.
Durante a fase de pesquisa, os voluntários foram orientados a cumprirem uma serie de passos mentais no momento em que despertavam pela manhã, de foram a obter um sonho lúcido durante a noite, o que poderia proporcionar experiências fora do corpo e até encontros com anjos.
A metodologia dos pesquisadores incluiu instruções para que os voluntários recriassem a história de Elias e seu encontro com um anjo, que o acorda e oferece alimento, após Elias ter fugido para o deserto. Após comer a refeição oferecida pelo anjo, Elias volta a dormir. O pesquisador chefe, Michael Raduga explica que a escolha por esse evento específico para ser tema da pesquisa, aconteceu devido ao fato de envolver uma visão religiosa noturna, e “em termos de resultados verificáveis, os anjos formam a escolha ideal, já que a cultura ocidental oferece uma imagem relativamente bem estabelecida para os voluntários (asas, roupas brancas, halos, etc)”.
Porém, um especialista em sonhos lembrou que algumas experiências de encontros com anjos relatadas na Bíblia ocorreram durante o dia, e isso sugeriria que não poderiam tratar-se de sonhos.
Há outros relatos de pesquisadores que afirmaram que encontros com anjos eram na verdade sonhos em estado de lucidez parcial. Allan Hobson, autor de vários livros sobre neurociência e professor emérito de psiquiatria da Universidade de Harvard afirmou que o conceito de que os encontros religiosos eram na realidade sonhos vividos não é novidade: “William James, o grande filósofo e tolerante psicólogo, escreveu um livro em 1912 intitulado ‘As variedades da experiência religiosa’ na qual afirmou que as visões eram provavelmente, aparições em sonho”, afirmou Allan, de acordo com o Portal Padom.
A pscóloga Brigitte Holzinger, do Instituto para a Consciência e Investigação dos Sonhos, ressaltou que os “encontros das histórias bíblicas que aconteceram durante o dia, provavelmente não foram sonhos. O que aprendemos com isto, é que precisamos de uma melhor definição para sonhos lúcidos, e com base nesta definição, teremos que distinguir os sonhos lúcidos e outras formas de transe, visões e talvez ate mesmo alucinações”, afirmou Brigitte.

Um comentário:

Denny Carnon disse...

Uma nova Rede Social para os Paraenses
A pouco mais de um mês o Pará já tem uma nova rede social que aos poucos vem conquistando o público em geral,o Planeta Pará (www.planetapara.com.br) do contator e empresário Denny Carnon é sem duvida um empreendimento arrojado e ousado que toma como objetivo unir os paraenses de diversas outras redes sociais...
Junto com a rede social os participantes contam com vários blogs parceiros dos mais diversos gêneros,dentre eles o Blog Planeta Pará (www.planetapara.com)que noticia matérias regionais postadas no youtube o que facilita aos internautas encontrarem os videos regionais em um só lugar; O Destaque Metropolitano
(www.destaquemetropolitano.com)
é um blog onde a beleza paraense e explorada,ensaios amadores e profissionais das mais belas paraenses são periodicamente postadas.outros blogs em destaque são: o Agito das Aparelhagens, Blog Graça e Paz e o Cinema com Tacacá,todos encontrados a partir de ícones na página principal da rede social.
Denny Jone Carnon Souza tem 32 anos, é paraense nascido na capital Belém,a família de Denny tem origem na região do Tapajós, mais precisamente Santarém,de onde sua avó materna saiu para conhecer sou avô,um Francês que adotou o Pará Para viver,por isso a origem do nome e sobrenome não comuns,
mas ao mesmo tempo Denny tem sangue arigó,do Pai,cearense.
Outra curiosidade do Criador do Planeta Pará é seu nascimento,dia 25 de dezembro,isso mesmo Dia de Natal. A ideia de uma rede social teve como origem a pesagem de Denny como gerente operacional da Prisma Comunicação Visual, uma empresa referencial no estado no mercado da comunicação
visual,marketing e publicidade.
Com o sucesso do Blog Planeta Pará,e a procura de ferramentas de maior interação com os internautas,surgiu a proposta de criação da rede social. Denny é evangélico, membro da Igreja Batista,mas tem uma aproximação muito grande com varias outras igrejas evangélicas e ate mesmos com católicos.
Definidor de idéias pioneiras Denny e muito conhecido na área da contabilidade,formado desde 2001,ele já foi chefe da arrecadação municipal do município de castanhal e diretor do centro acadêmico de ciências contábeis na UFPA.
Vale a Pena conferir e criar um perfil no Planeta Pará,não poderia ser novidade que o assunto mais discutido la é a polêmica ameaça da divisão do estado e o plebiscito já marcado para dezembro que decidira sobre a criação ou não dos estados do tapajós e do carajás.